Antonio Carlos Guimarães de Queiroz

Título: PROEJA: EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO DE METALURGIA DO IFES CAMPUS VITÓRIA E SUA INSERÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO

Orientadora: Edna Castro de Oliveira

Resumo: A pesquisa teve como objetivo levantar a trajetória de alunos egressos do Curso Técnico em Metalurgia na modalidade Eja/Proeja do Ifes/campus Vitória, no que tange à sua inserção no mundo de trabalho, ou seja, desvelar quais contribuições reais que o curso trouxe para a vida desses sujeitos. Trata-se de uma pesquisa sócio-histórica fundamentada nos princípios marxiano, gramsciano, freiriano entre outros autores. A metodologia utilizada foi o estudo de caso numa perspectiva qualitativa, fazendo uso de vários instrumentos na coleta e produção de dados, tais como: análise documental, questionários e entrevista semiestruturada. O estudo envolveu a escuta de vários sujeitos, entre os quais 28 egressos do curso de Metalurgia, um professor da área técnica, dois pedagogos e a coordenadora do Proeja, no período de 2003 a 2011. A análise dos dados operou com o entrecruzamento dos questionários e entrevistas, o que possibilitou evidenciar a evolução dos egressos do Proeja após o curso, ao se inserirem no mundo do trabalho. Alguns egressos, em torno de 30%, tem se inserido na função de técnico o que significa sua valorização profissional. Os demais buscam alcançar essa valorização uma vez que entre eles encontramos alguns restritos a funções de subempregos, como operadores de equipamentos, comerciários. Por isso, os egressos reconhecem que a qualificação técnica do curso de Metalurgia lhes tem proporcionado inserção no mundo do trabalho e contribuído para melhoria da qualidade de vida, além de promover aspirações de prosseguimento de estudos no ensino superior. O desafio para o Ifes consiste em reconhecer os alunos trabalhadores como sujeitos de diretos, entre os quais o de ter acesso a uma educação integral que relacione seus saberes construídos nas práticas social e cultural com os saberes vinculados à atividade produtiva. Dessa forma, a inserção no mundo do trabalho por parte dos egressos é algo mais amplo, pois envolve buscas e reflexões pelo trabalho digno e emancipador, criador, no sentido ontológico da formação humana.

Acesso ao documento na íntegra.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.