Tatiana de Santana Vieira

Título: MNEMOSINE, CLIO E A MEMÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM/COM AÇÕES DE EXTENSÃO NA UFES DE 1986 A 1996

Orientadora: Edna Castro de Oliveira

Resumo: A pesquisa investiga a história da educação de jovens e adultos (EJA) em três projetos de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desenvolvidos no período de 1986 a 1996, que compreendeu o processo de redemocratização pós-Ditadura Civil-Militar à criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 9.394/96 e a institucionalização do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) da UFES. À luz do objetivo geral de visibilizar as memórias históricas da EJA por meio de fontes geradas em práticas e processos formativos das ações extensionistas, desenvolve a metodologia de natureza qualitativa e perspectiva histórica. Adota documentos-monumentos, narrativas de sujeitos e fontes escritas e imagéticas como fios de memória para interpretação dos vestígios que (re)constroem parte da história da EJA. Destaca a constituição do NEJA em um lugar de memória, trazendo em si a forte marca da resistência e da ação política em prol do desenvolvimento de formação de educadores, alfabetização e pós-alfabetização de jovens e adultos. Evidencia ainda o protagonismo metodológico e teórico desenvolvido pelo núcleo. As memórias dos projetos denotam que à medida que a EJA foi reconfigurada pelas políticas públicas educacionais, os princípios da educação popular perderam espaço. Os resultados indicam a prevalência do silenciamento sobre as lembranças na EJA, sobretudo no Espírito Santo. Desse modo, as memórias do NEJA colaboram com a reconstrução de uma história marcada pela resistência e persistência em afirmar a educação como direito para jovens e adultos.

Acesso ao documento na íntegra.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.